Júris

Eugenio Savio

Graduado em jornalismo (UFMG), mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ). Professor de fotografia e fotojornalismo na PUC Minas. Fotógrafo na área editorial. Desde 2004 se dedica a promover a difusão da produção fotográfica autoral brasileira, a qualificação e a atualização dos artistas que utilizam a fotografia através de ações do projeto Foto em Pauta, que promove palestras, exposições, cursos e o Festival de Fotografia de Tiradentes.

Ioana Mello

Ioana Mello nasceu no Rio de Janeiro, é graduada em Comunicação Visual pela PUC-Rio e cinema pela Estácio, com mestrados em História da Cultura e Filosofia e Arte na PUC-Rio e Estética e Fotografia na Sorbonne-Paris, além de um MBA em Mercado de Arte na Sotheby’s Londres. Trabalhou em vários projetos culturais na área de cinema, arte contemporânea e fotografia na França, Inglaterra e Brasil, como no museu Centre Georges Pompidou, no festival Un Nouveau Festival, na Galeria da Gávea e no FotoRio. Atualmente no Rio, é a coordenadora de exposições do FotoRio e atua como curadora, escritora, consultora, professora e crítica de fotografia.

João Kulcsár

Mestre em artes pela Universidade de Kent, Inglaterra, professor visitante na Universidade de Harvard. Coordenador e professor do SENAC-SP desde 1990. Curador de exposições fotográficas: Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Henri Cartier-Bresson e Elliott Erwitt, entre outras. Autor de vários livros como: Retratos Imigrantes e Herança Compartilhada. Editor do site www.alfabetizacaovisual.com.br.

Vincent Rosenblatt

Nasceu em 1972 em Paris e chega ao Brasil, onde vive e trabalha atualmente, através de uma bolsa da Escola Nacional de Belas Artes de Paris. Desenvolveu o projeto “Olhares do Morro” no morro Santa Marta no Rio de Janeiro, que permitiu a jovens fotógrafos exporem seus trabalhos em Paris, Estocolmo ou ainda em Miami. Desde 2005, pesquisa e documenta a cena carioca dos bailes funk e já teve seu trabalho exposto em Paris, São Paulo, Rio de Janeiro e Vila Perochon de Nort, na França. Já teve seu trabalho publicado no New York Times (Lens), National Geographic, Le Monde, Gente di Fotografia, GUP, Libération, Courrier International, Dagens Næringsliv, Repubblica Delle Donne, Afisha-Mir, entre outros.

Walter Firmo

Fotógrafo, jornalista e professor. Como jornalista, trabalhou no jornal Última Hora, no Jornal do Brasil, na revista Realidade e na Editora Bloch, como correspondente em Nova York. Também atuou na área da publicidade, sobretudo para a indústria fonográfica e fez pesquisas sobre festas populares e folclore nacional. Conquistou o Prêmio Esso de Reportagem em 1963 e foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon. Foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e professor na Universidade Cândido Mendes. No fim da década de 1990, torna-se editor de fotografia da revista Caros Amigos. Entre seus livros, destacam-se “Walter Firmo - Antologia Fotográfica”, “Paris, Parada Sobre Imagens” “Rio de Janeiro Cores e Sentimentos” e “Firmo”.

Realização

Patrocínio

ABRAF
Associação Brasileira das Alianças Francesas

Apoio